Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica
 
   

CONCLUSÃO

 

Os blogs permitem que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada do que através de e-mail ou grupos de discussão.

O que isso significa para educadores e estudantes?

Certamente a natureza aberta e flexível dos blogs incentiva diálogos e dão  suporte à Educação de várias formas, como um jornal acadêmico, um espaço de reflexão e discussão dos estudantes, uma forma de construir conhecimento  de  forma  autônoma  e  coletiva (colaborativa),  uma ferramenta  para estimular e  registrar pesquisas, uma memória coletiva  para equipes remotas ou não, bem como uma orientação para um estudante  novo. Ainda, mesmo que todo o seu potencial não seja explorado ao máximo, pode-se utilizá-lo para fornecer o  conteúdo  de  um  curso e  suas  atualizações, pois  os professores podem publicar e atualizar materiais com mais facilidade, eficiência e flexibilidade.  

BLOG: Diário de aprendizagem na rede ainda é novidade como recurso de aprendizagem, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar páginas pessoais, como os tradicionais diários.

Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos  pela  turma, durante os projetos de estudo, sendo  possível  enriquecer os relatos com  links, fotos, ilustrações e sons; Os professores acompanham e orientam as pesquisas abrindo novos canais de comunicação e  incentivando, com  isso,  o  convívio e aprendizagem das tecnologias envolvidas, convidando os  alunos para  criarem juntos o blog da turma.

Todo o processo - escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os “objetivos”do blog - pode ser feito coletivamente.

E o educador? Ele também teria acesso aos blogs pessoais dos alunos, podendo sempre comentá-los tirar dúvidas e selecionar bons textos e temas de discussão para levar para a sala de aula. Deixando os alunos livres para criar, sem compromisso de resultado ou nota, o professor obtém o que há de mais valioso nessa relação, passando a conhecer a cabeça de seus alunos, seus sonhos, medos, desejos e interesses. Tudo isso vale também para o professor, seja como for, levar o recurso de blogs para a escola, pode representar um salto na capacidade de comunicação dos alunos.

Convidados a se divertir, eles estarão exercitando a leitura, a escrita, o senso crítico e a familiaridade com a informática. Os blogs são um símbolo do caráter democrático e plural da internet.

“Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação. (...)” (RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05).  

Referências

http://www.metablogue.weblog.com.pt/ 

http://www.rebeccablood.net/essays/weblog_history.html (sugiro que usem o Google Tradutor)GOMES. M.J. (2005).

“Blogs: um recurso e um estratégia pedagógica”. In António Mendes, Isabel Pereira e Rogério Costa, (editores) , Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria, pp 311-315.

 

   
   
Aventura na Web criada por Márcia com