CAÇA AOS PRIMEIROS ELEMENTOS QUÍMICOS
 
   

INTRODUÇÃO

 
 

              Formação dos Primeiros Elementos Químicos

Aproximadamente 200 milhões de anos após o Big Bang, o Universo sofreu um dramático surto de formação de estrelas. Estas primeiras estrelas, formadas a partir dos gases primordiais, eram de massa muito elevada - até 200 vezes a massa do nosso Sol. No seu interior, as estrelas produziram elementos químicos pesados.

Recentemente, simulações em computador efetuadas pela equipa de V. Bromm (Centro Harvard-Smithsonian para a Astrofísica, EUA) mostraram que esta primeira geração de estrelas teve a capacidade de espalhar uma quantidade incrível de elementos químicos pesados, a alta velocidade, ao longo de milhares de anos-luz. Cada uma destas primeiras estrelas de massa elevada terá convertido cerca de metade da sua massa em elementos pesados.

As simulações realizadas por Bromm e colaboradores mostraram que as explosões de supernovas mais energéticas enviaram ondas de choque que levaram os elementos químicos pesados para distâncias superiores a 3000 anos-luz! Estas ondas de choque varreram quantidades enormes de gás para o espaço intergaláctico, deixando para trás “bolhas” quentes de gás e provocando novos surtos de formação de estrelas. A segunda geração de estrelas já se formou a partir de gás enriquecido com os elementos químicos pesados da primeira geração. Sem a eficiência desta primeira grande geração de estrelas, provavelmente o nosso mundo não existiria.

Fonte da notícia: http://cfa-www.harvard.edu/press/pr0321.html

 Seja bem-vindo à nossa fantástica viagem através do tempo e das estrelas. Nessa aventura você vai conhecer a formação do nosso universo e conseqüentemente a formação dos primeiros elementos químicos que formaram o nosso planeta.

   
   
Aventura na Web criada por Donias José da Silva Júnior com