AVALIAÇÃO
Pesquisa
na Rede
Objetivo
Incentivar
o uso da Internet, como ferramenta de busca por informações,
fornecendo aos participantes um maior conhecimento das prestações
de serviços disponibilizadas em rede (Boletim de Ocorrência,
Consulta ao CPF e 2ª Via de Documentos) melhorando também a
utilização das ferramentas que o e-mail oferece.
Justificativa
Dadosdo
IBGE mostram que, no Brasil, 41 milhões dos 154 milhões de
habitantes do país em 2008 tiveram acesso à rede virtual, que é um
meio de comunicação e facilita a aquisição de novos
conhecimentos, além deauxiliar na realização de
trabalhos acadêmicos.
No
entanto, o Brasil ainda é o quarto país entre os países
latino-americanos que utilizam a internet, tendo como empecilho a
renda e a escolaridade.
A
Oficina de Pesquisa na Rede incentiva o contato com os computadores e
o uso dos diversos recursos da Internet na procura de informações.
Introdução
Pormeio
da Internet é possível fazer pesquisas escolares, receber e enviar
mensagens instantâneas, pagar contas, fazer compras, utilizar
serviços públicos, ouvir música, assistir filmes, entre outros
alcances da Internet, que são infinitos.
Com
esta Oficina pretendemos transformar a pesquisa em um momento de
aprendizagem e de produção criativa.
História
da Internet
A
Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava
originalmente laboratórios de pesquisa que se chamava ARPAnet (ARPA:
Advanced Research Projects Agency). Era uma rede do Departamento de
Defesa norte-americano.
Era
o auge da Guerra Fria, e os cientistas queriam uma rede que
continuasse de pé em caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito
central da Internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem
e não há um comando central. Assim, se B deixa de funcionar, A e C
continuam a poder se comunicar.
O
nome Internet propriamente dita surgiu bem mais tarde, quando
atecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar
universidadese laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros
países.
Por
isso, não há um único centro que "governa" a Internet.
Hoje
ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo inteiro.
O
que essas redes têm em comum é o protocoloTCP/IP(Transmission
Control Protocol / Internet Protocol), que permite que elas se
comuniquem umas com as outras. Esse protocolo é a língua com um dos
computadores que integram a Internet.
Então,
a Internet pode ser definida como:
• uma
rede de redes baseadas no protocoloTCP/IP;
•uma
comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes;
•uma
coleção de recursos que podem ser alcançados através destas
redes.
Durante
cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente
acadêmico e científico. Em 87, pela primeira vez, foi liberado seu
uso comercial nos EUA. Mas foi em 92 que a rede virou moda. Começaram
a aparecer nos EUA várias empresas provedoras de acesso à Internet.
Centenas
de milhares de pessoas começaram a disponibilizar informações
na Internet, que se tornou uma mania mundial. No Brasil foi
liberada a exploração comercial da Internet em 95. Em 97 o Comitê
Gestor da Internet avaliou o número de usuários no país em um
milhão e nos dias de hoje, segundo a Folha Online, a quantidade de
usuários da Internet aumentou 10% em todo omundo.
O
Brasil tem quase 15 milhões de pessoas que acessam a Internet.
Rede
A
rede de comunicações é o que permite a troca de informações
entre pessoas situadas em pontos distantes e até em outros países.
As
redes de computadores se comunicam por meio de protocolos.
Protocolo
Protocolo
é um conjunto de regras que devem ser seguidas pela comunicação,
de forma que todos se entendam.
Ex:
conversa
em grupo um fala primeiro
e os outros ouvem;
Políticos
em viagens seguem protocolos dos países visitados;
Existem
vários protocolos e o mais importante e de larga utilização é o
TCP/IP.
O
endereçamento IP cuida para que a rede e o número dos computadores
sejam identificados de forma única, assim, podendoreceber e enviar
dados.
Provedores
/ Meios de acesso à Internet
Provedores
O
provedor é o fornecedor de acesso à Internet e agrega a ele outros
serviços relacionados, como por exemplo, e-mail, hospedagem em
sites, blogs.
Alguns
provedores:
•
UOL(UniversoOnline):
www.uol.com.br ;
• BOL(BrasilOnline)
: www.bol.com.br;
• POP:www.pop.com.br;
• IG:www.ig.com.br;
•Terra:www.terra.com.br;
•Yahoo:www.yahoo.com.br;
•Globo:www.globo.com.
Meios
de acesso à Internet
• Linha
discada - é a conexão por linha discada ou dial-up. Uma pessoa usa
um modem e uma linha telefônica convencional para acessar a
Internet.
• Banda
Larga - acesso fornecido por meio da rede de telefonia
convencional, mas é diferente do acesso discado.
• Cabo –
utiliza o cabo do serviço de TV por assinatura onde trafegam ao
mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de
internet
•Satélite –a
grande vantagem do acesso via satélite é quepode-se estabelecer
conexão em qualquer parte do país,até mesmo em áreas remotas. É
ideal parausuários que estão em locais do Brasil, como áreas
rurais, onde não há acessoà Internet por outros meios, seja cabo
ou banda larga.
•Celular -
acessar a Internet pelo telefone celular - usada por
algumasoperadoras, como por exemplo, TIM, Oi, Claro e Vivo.
• Rádio -
acesso à internet por rádio.
Navegando
pela Internet
WorldWideWeb
/ HTTP
Web
ou simplesmente www, é a grande teia de alcance mundial. É
utilizado um navegador para descarregar as informações da Web. Ela
é acessada pelo uso de um protocolo decomunicação, no caso o HTTP
(Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de
Hipertexto)utilizadopara transferir dados pela www.
URL
URL
– sigla de Uniform Resource Locator – é o endereço onde está
armazenada a informação que foi acessada na Internet, o endereço
que desejamos contatar.
Tem
como estrutura, por exemplo:
http://www.telecentros.sp.gov.br.
O
http:// é a chamada de protocolo pela Web, o restante é um endereço
escolhido pelo usuário. No caso do exemplo acima, a extensão do
domínio escolhida é o gov -governamental. Mas existem outros, como
por exemplo:
• org.–organização
não-governamental;
• gov.–governamental;
• mil.–militar;
• com.–comercial;
• edu.–educacional;
• tur.–turismo;
• tv.–televisão.
Aextensão
pode indicar também a localização geográfica,
exemplo:“gov.br”(Brasil).
Exemplos:
•www.mar.mil.br;
•www.ambiental.tur.br;
•www.fei.edu.br/;
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