PESQUISA NA REDE
 
   

AVALIAÇÃO

 

AVALIAÇÃO

Pesquisa na Rede



Objetivo



Incentivar o uso da Internet, como ferramenta de busca por informações, fornecendo aos participantes um maior conhecimento das prestações de serviços disponibilizadas em rede (Boletim de Ocorrência, Consulta ao CPF e 2ª Via de Documentos) melhorando também a utilização das ferramentas que o e-mail oferece.



Justificativa



Dadosdo IBGE mostram que, no Brasil, 41 milhões dos 154 milhões de habitantes do país em 2008 tiveram acesso à rede virtual, que é um meio de comunicação e facilita a aquisição de novos conhecimentos, além deauxiliar na realização de trabalhos acadêmicos.

No entanto, o Brasil ainda é o quarto país entre os países latino-americanos que utilizam a internet, tendo como empecilho a renda e a escolaridade.

A Oficina de Pesquisa na Rede incentiva o contato com os computadores e o uso dos diversos recursos da Internet na procura de informações.



Introdução



Pormeio da Internet é possível fazer pesquisas escolares, receber e enviar mensagens instantâneas, pagar contas, fazer compras, utilizar serviços públicos, ouvir música, assistir filmes, entre outros alcances da Internet,  que são infinitos.

Com esta Oficina pretendemos transformar a pesquisa em um momento de aprendizagem e de produção criativa.



História da Internet



A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa que se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano.

Era o auge da Guerra Fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse de pé em caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central da Internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar.

 

O nome Internet propriamente dita surgiu bem mais tarde, quando atecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidadese laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.

Por isso, não há um único centro que "governa" a Internet.

Hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo inteiro.

O que essas redes têm em comum é o protocoloTCP/IP(Transmission Control Protocol / Internet Protocol), que permite que elas se comuniquem umas com as outras. Esse protocolo é a língua com um dos computadores que integram a Internet.

Então, a Internet pode ser definida como:



uma rede de redes baseadas no protocoloTCP/IP;

uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes;

uma coleção de recursos que podem ser alcançados através destas redes.



Durante cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 87, pela primeira vez, foi liberado seu uso comercial nos EUA. Mas foi em 92 que a rede virou moda. Começaram a aparecer nos EUA várias empresas provedoras de acesso à Internet.

Centenas de milhares de pessoas começaram a disponibilizar informações na Internet, que se tornou uma mania mundial. No Brasil foi liberada a exploração comercial da Internet em 95. Em 97 o Comitê Gestor da Internet avaliou o número de usuários no país em um milhão e nos dias de hoje, segundo a Folha Online, a quantidade de usuários da Internet aumentou 10% em todo omundo.

O Brasil tem quase 15 milhões de pessoas que acessam a Internet.



Rede



A rede de comunicações é o que permite a troca de informações entre pessoas situadas em pontos distantes e até em outros países.

As redes de computadores se comunicam por meio de protocolos.



Protocolo



Protocolo é um conjunto de regras que devem ser seguidas pela comunicação, de forma que todos se entendam.





Ex:



conversa em grupo um fala primeiro e os outros ouvem;

Políticos em viagens seguem protocolos dos países visitados;



Existem vários protocolos e o mais importante e de larga utilização é o TCP/IP.

O endereçamento IP cuida para que a rede e o número dos computadores sejam identificados de forma única, assim, podendoreceber e enviar dados.



Provedores / Meios de acesso à Internet



Provedores

O provedor é o fornecedor de acesso à Internet e agrega a ele outros serviços relacionados, como por exemplo, e-mail, hospedagem em sites, blogs.

Alguns provedores:

UOL(UniversoOnline): www.uol.com.br ;

BOL(BrasilOnline) : www.bol.com.br;

POP:www.pop.com.br;

IG:www.ig.com.br;

Terra:www.terra.com.br;

Yahoo:www.yahoo.com.br;

Globo:www.globo.com.



Meios de acesso à Internet



Linha discada - é a conexão por linha discada ou dial-up. Uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica convencional para acessar a Internet.

Banda Larga - acesso fornecido por meio da rede de telefonia convencional, mas é diferente do acesso discado.

Cabo – utiliza o cabo do serviço de TV por assinatura onde trafegam ao mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de internet

Satélite –a grande vantagem do acesso via satélite é quepode-se estabelecer conexão em qualquer parte do país,até mesmo em áreas remotas. É ideal parausuários que estão em locais do Brasil, como áreas rurais, onde não há acessoà Internet por outros meios, seja cabo ou banda larga.

Celular - acessar a Internet pelo telefone celular - usada por algumasoperadoras, como por exemplo, TIM, Oi, Claro e Vivo.

Rádio - acesso à internet por rádio.



Navegando pela Internet



WorldWideWeb / HTTP



Web ou simplesmente www, é a grande teia de alcance mundial. É utilizado um navegador para descarregar as informações da Web. Ela é acessada pelo uso de um protocolo decomunicação, no caso o HTTP (Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto)utilizadopara transferir dados pela www.

URL

URL – sigla de Uniform Resource Locator – é o endereço onde está armazenada a informação que foi acessada na Internet, o endereço que desejamos contatar.

Tem como estrutura, por exemplo:

http://www.telecentros.sp.gov.br.



O http:// é a chamada de protocolo pela Web, o restante é um endereço escolhido pelo usuário. No caso do exemplo acima, a extensão do domínio escolhida é o gov -governamental. Mas existem outros, como por exemplo:

org.–organização não-governamental;

gov.–governamental;

mil.–militar;

com.–comercial;

edu.–educacional;

tur.–turismo;

tv.–televisão.

Aextensão pode indicar também a localização geográfica,

exemplo:“gov.br”(Brasil).

Exemplos:

www.mar.mil.br;

www.ambiental.tur.br;

www.fei.edu.br/; 

   
   
Aventura na Web criada por RENATO M NOGUEIRA com