Administração Estratégica
 
CONCLUSÃO

Kotler e Keller (2006, p. 57) afirmam que “à medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa acompanhar os resultados e monitorar os novos acontecimentos”. Na etapa referente à avaliação a empresa poderá medir a efetividade de suas ações, e onde se deve intervir exatamente. No entanto, para que ela seja de valia a empresa, faz-se necessário o controle. No controle, se pode verificar o que exatamente foi previsto e o que, efetivamente, está ocorrendo. Envolve o estabelecimento de procedimento, de forma que seja revisto o processo decisório, indicando onde e como intervir, para que o processo possa retomar seu curso inicial e apropriado.

Para que possamos finalizar citamos Campomar e Ikeda (2006, p. 83) o planejamento estratégico é “o processo de determinar os objetivos principais da organização, alocar fundos e iniciar ações designadas para alcançar esses objetivos”. Colo ainda que o planejamento estratégico refere-se “ao processo de desenvolvimento e manutenção de uma adequação estratégica entre os objetivos e as capacidades da organização e suas oportunidades de marketing em constante mudança”.

REFERÊNCIAS:

CAMPOMAR, Marcos Cortez; IKEDA, Ana Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2006.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

 

   
   
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