O uso das tecnologias na educação
 
CONCLUSÃO

A utilização dos Recursos de Tecnologia Educacional em nossas escolas deve acontecer na ação pedagógica, de forma contextualizada no desenvolvimento de Projetos. Não basta introduzir os recursos na escola, mas faz-se necessário discutir e orientar sobre os métodos e técnicas de sua utilização, do ponto de vista pedagógico.

O Foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. O acesso instantâneo a portais de busca, a disponibilização de artigos ordenados por palavras- chaves facilitaram em muito o acesso as informações necessárias. Nunca como até agora professores, alunos e todos os cidadãos possuíram a riqueza, variedade e acessibilidade de qualquer lugar, a qualquer momento e, em geral, de forma gratuita. O educador continua sendo importante, não como informador nem como papagaio repetidor de informações prontas, mas como mediador e organizador de processo. O professor é um pesquisador junto com os alunos e articulador de aprendizagens ativas, um conselheiro de pessoas diferentes, um avaliador dos resultados.

Com base nas disciplinas: Comunicação e Mídias Interativas, Teorias de Aprendizagem Aplicada à educação Mediada pelas Tecnologias, Avaliação em Educação Mediada pelas tecnologias e Materiais Didáticos em EAD do módulo II do curso de Educação a Distância da Unopar, os professores solicitaram a construção de uma webquest. A minha webquest contempla a disciplina do ensino superior (Uso das tecnologias em sala de aula), conscientizando a importância e abrangência dessa metodologia nos dias de hoje.                             



CRÉDITO DOS AUTORES:

 Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.

Roselaine da Cunha Barros

roselaine80@yahoo.com.br

   
   
Aventura na Web criada por Roselaine da Cunha Barros com