TELECOMUNICAÇÕESES E IMPACTES TERRITORIAIS
 
INTRODUÇÃO
A segunda metade do século XX:

Revoluções tecnológicas na informação

Neste processo complexo e a que nenhum lugar, país ou macro-região se pode eximir, assumem particular relevância duas inovações típicas da segunda metade do século XX e que revolucionaram a circulação da informação através de todo o planeta: o telefone móvel e a Internet. A primeira, mais do que permitir queimar etapas no lento processo de difusão da informação fixa (na perspectiva dos novos dias) permite a comunicação instantânea entre pessoas, virtualmente em qualquer lugar, o que veio gerar espantosas oportunidades de ação: mercado de bens móveis e imóveis, mercado de trabalho segmentado e global, aproximação entre as pessoas. A segunda aumentou exponencialmente as oportunidades para todo e qualquer que tenha algo a oferecer ou para quem procura um bem, um serviço, uma informação intermédia, a satisfação de uma lacuna de conhecimento.

Jorge Gaspar e José Fernandes Rodrigues, “As Redes de Transporte e de Telecomunicação”, Geografia de Portugal — Planeamento e Ordenamento do Território, Vol. IV, Lisboa, circulo de Leitores, 2006 (adaptado).

 

A idade dos meios de informação interativos, alterou os nossos hábitos.  Da conversa em volta da mesa passou-se para o consumo de imagens de televisão e para o digitar do teclado do computador, em busca de novos horizontes e ideias. Usar a internet para obter, transmitir e publicar informação - é a nossa via diária

 

É verdade, a evolução das telecomunicações é vertiginosa, mas os peritos garantem que estamos apenas no começo.Fundação Portuguesa das Telecomunicações (adaptado)

 

RiendoVamos fazer uma pequena aventura na Web, sobre esta temática?Guiño

   
   
Aventura na Web criada por Aníbal Xavier com