Riscos e catástrofes naturais
 
INTRODUÇÃO

É frequente ouvirmos falar em catástrofes e riscos naturais.Os Riscos correspondem à probabilidade de ocorrência de um fenómeno natural que possa causar dano ao Homem e à sua propriedade, enquanto que catástrofe é a consumação do risco.

Infelizmente, quase todos os dias, a comunicação social informa-nos da ocorrência de catástrofes, umas de origem natural, outras de origem antrópica. Como sabes, a acção do Homem pode aumentar ou diminuir os riscos naturais. Por exemplo, se não limparmos as sarjetas e insistirmos em construir em leito de inundação, estamos a aumentar o risco de cheia que poderá causar graves prejuízos ao homem, bem como aos seus bens.

Assim, a prevenção é muito importante e quanto mais desenvolvido for um país, menor será o impacte das catástrofes naturais. Os PD têm um PIB mais elevado, tecnologia mais inovadora, materiais e técnicas de construção mais sofisticas, conseguem identificar as áreas de maior risco, a taxa de analfabetismo da população é reduzida e têm maior acesso aos meios de comunicação e cuidados médicos. Por esta razão conseguem minorar as consequências das catástrofes naturais, não só o número de vítimas, como os estragos materiais.

   
   
Aventura na Web criada por Carla Carvalho com