2 - Webquest - Aprender na Web

PROCESSO

 
 

formação de professores

processo

Recursos
Sobre Webquests:

http://webquest.org/
http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/
http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest


Webquests a analisar, clique no link seguinte e siga as instruções:
http://www.cfpa.pt/phpwebquest/

1 - Clicar em CFPA-WebQuest e, de seguida, Pesquisar actividades por nível de escolaridade/disciplina
1.1. Seleccionar nível de escolaridade -
Secundário
1.2. Seleccionar disciplina -
Filosofia
1.3. Clique em Enviar
2. Da lista de Aventuras na Web listadas, entre em:
2.1. Dia Internacional da Tolerância, de Susana Pinto
2.2. Problemas do mundo contemporâneo, de Maria Carmo Escabeche


Para responder às questões colocadas na tarefa, os participantes trabalharão em grupo. Para executar o passo# 2 cada indivíduo adoptará um dos papéis abaixo referidos (Adaptado do webquest desenvolvido por Bernie Dodge – Ver documento original.)


Passo# 1
O grupo une esforços e investiga sobre a concepção das webquest, dividindo a tarefa pelos membros do grupo. Após pesquisa, reúnem informação e discutem sobre as partes constituintes da webquest, construindo um texto ou esquema que elucide isso mesmo.

Passo# 2 
O Eficiente está preocupado com a pertinência das actividades de webquest. As webquests analisadas são pertinentes no âmbito do currículoEsta está bem estruturada para servir os propósitos da aprendizagem? A webquest viabiliza uma aprendizagem efectiva?

O Cooperativo está preocupado com a componente colaborativa da Webquest. Será que esta inspira ao trabalho colaborativo e à cooperação entre os indivíduos que compõem o grupo? A conclusão da webquest depende do trabalho conjunto de todos os membros do grupo ou não?  

O Construtivista: está preocupado com o desenvolvimento cognitivo dos alunos. A Webquest implica a construção de conhecimento através de diferentes formas e fontes de informação? A Webquest motiva a criatividade e estimula o pensamento crítico?

O Tecnólogo está preocupado com a parte técnica da Webquest. Esta está bem construída e é atractiva aos olhos dos alunos? A sua estrutura é linear e de fácil navegação? Os links e sites sugeridos estão activos? Os sites e os links são pertinentes para a recolha de informação?

Individualmente cada participante examina as Webquests providenciadas em recursos e tira notas relativamente à sua área de análise e função dentro do grupo, utilizando para tal o formulários de avaliação fornecidos.

Após a análise dos sites o grupo junta-se (através de fórum, email, MSN, skype, etc – o meio que mais convir ao grupo) e tenta responder às perguntas colocadas por esta Webquest. O grupo deve considerar as opiniões de todos os membros e chegar a um consenso através de um texto final com as conclusões do grupo.
(Veja Tarefa 1 em:
ttp://moodle.esev.ipv.pt/visprof/course/view.php?id=7&edit=1&sesskey=RLslsOFGGp, Tópico 4.


 
Aventura na Web criada por Alberto da Luz Soares com