O Uso da Informação no dia a dia.

INTRODUÇÃO

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Sistemas de Informação e destina-se aos alunos do 3º ano do Ensino Médio.

O que é informação? Por que ela ganhou tanta importância no mundo atual, a ponto de se dizer que vivemos na chamada "sociedade da informação"? É realmente importante para cada um de nós estar bem informado nos dias de hoje?

A palavra informação vem do latim informare, que significa dar forma a alguma coisa. Portanto, tem também o significado de imaginar, ensinar, educar.

Voltemos um pouco no tempo: as sociedades estão baseadas na informação, desde a Antiguidade, época de muitas transformações que começou cerca de 3.500 anos antes de Cristo e terminou em 476 depois de Cristo, onde nesse período é que  surgiu a escrita. Todas as nossas conquistas como seres humanos - as técnicas, a ciência, a educação, a cultura - têm o conhecimento como fundamento e sua transmissão possibilitou novos avanços.

Hoje, a informação está em toda parte e favorece tanto a produção de conhecimentos novos quanto a circulação de informação e dos acontecimentos no mundo. São tantas informações que precisamos saber selecionar o que realmente nos interessa.

Acessamos várias informações a todo momento, mas, para que elas se tornem conhecimento, precisamos compreendê-las a fundo, buscando suas causas, origens, seus porquês, analisando os fatos por diferentes pontos de vista.

Quanto maior o nosso conhecimento, melhor uso fazemos das informações!

A informação pode ser transmitida por diferentes meios: a música, o desenho, a pintura, o livro, uma notícia em telejornal ou revista e até um gesto feito com as mãos. Alguns meios dependem do contato direto entre as pessoas, outros não. Por isso, quando queremos transmitir nossa mensagem para mais pessoas ou a distâncias maiores e por mais tempo, temos de escolher um formato adequado para que elas entendam melhor o que queremos dizer. Ou seja, para transmitir informação, precisamos pensar em:

  • como transmití-la (em que formato);
  • de que forma vamos fazer isso (meio que vamos utilizar).

Quaisquer que seja o formato e o meio de sua transmissão, a informação só faz sentido quando usada para a troca (ou o intercâmbio) entre pessoas, ou seja, quando permite a comunicação.

INFORMAÇÃO: QUESTÃO DE CONFIANÇA, DE CREDIBILIDADE!

Nem sempre a informação que chega até nós é confiável. A maior parte das propagandas, por exemplo, tem interesse em mostrar os fatos da forma que interessa a alguém. Isso também acontece na internet! De modo geral, para acreditarmos em uma informação, precisamos ter certeza de que ela vem de uma fonte confiável!

Tudo o que podemos definir como informação está disponível em algum lugar.Há publicações especializadas para todos os tipos de assunto, e a gigantesca variedade de sites disponíveis na internet garante a possibilidade de se contar com qualquer espécie de informação de forma rápida e organizada (apesar dos problemas de confiança, sobre os quais já falamos).

PARA QUE INFORMAÇÃO? COMO UTILIZÁ-LA?

A informação permite que nos relacionemos melhor com tudo o que está a nossa volta. Sem informação, ficamos presos a nosso dia a dia e diminuem nossas chances de trocar ideias com as pessoas e com o mundo.

Desse modo a informação abre, aumenta, amplia nossos horizontes e, por isso, é também o melhor remédio contra a falta de compreensão, a intolerância, o julgamento precipitado, o preconceito, enfim, todos os enganos trazidos pela falta de conhecimento sobre a realidade e sobre as pessoas. Conhecer os outros por meio da informação significa compreendê-los melhor, aceitar e respeitar as diferenças.

Temos inúmeros tipos de informação que respalda nosso conhecimento a respeito das questões importantes da nossa vida. Por exemplo: informação política (tem reflexos importantes na vida de todos os cidadãos); informação social (que representa cada cidadão); informação econômica (tem interferência direta e decisiva sobre nossa vida); informação como enriquecimento dos saberes; a informação para a atuação profissional (contribui para melhorarmos nossa atuação em qualquer ramo de atividade).

Desse modo, o difícil hoje não é tanto saber se uma informação existe, mas descobrir onde e como procurar o que queremos saber - ou até saber de fato o que realmente queremos!

Então! Mãos a obra! Vamos iniciar nossa aventura nos caminhos da informação!

 

Fonte: Programa de Qualificação Profissional - SERT/SP.

 

 



Aventura na Web criada por Prof. Augusto Radamés com