Energias Renováveis/Área de Projecto

INTRODUÇÃO

 

 

·         À nossa escala de tempo, as energias renováveis são constantemente disponibilizadas pela natureza. Resultam da luz solar, do núcleo terrestre e das interacções gravitacionais da lua e do sol sobre os oceanos.

·          Um dos sectores onde as energias renováveis podem desempenhar um papel fundamental no controlo dos problemas ambientais associados à utilização das fontes energéticas, designadamente o efeito de estufa, é o da geração de electricidade.

·         Evidenciam-se as energias renováveis de origem eólica, solar, hídrica e geotérmica. A incorporação de fontes renováveis no sistema produtor eléctrico é uma medida de grande importância na perseguição do objectivo de reduzir as emissões gasosas, visando o cumprimento do estabelecido no protocolo de Quioto.

·         O primeiro exemplo surgido em Portugal de produção de energia eléctrica utilizando como principal combustível a biomassa foi a Central Termoeléctrica de Mortágua.. Outro exemplo de extracção de energia renovável a partir do ambiente no nosso concelho é a barragem da Aguieira, que foi em tempos a maior de Europa. Por fim a ultima construção de engenharia renovável a partir do aproveitamento dos inesgotáveis deslocamentos de massas de ar foi a do parque eólico da Serra do Boi.

     

·    Assim, Mortágua constitui um exemplo para os outros concelhos em termos de aproveitamento de energias renováveis, sendo mesmo pioneira em alguns casos como o da Central Termoeléctrica.



Aventura na Web criada por José Calçarão com