BACTÉRIAS

INTRODUÇÃO

 
   

As bactérias são os seres mais antigos da Terra e também os mais numerosos. Elas estão por toda parte: no solo, na água, no ar, na poeira, em fontes termais, em vulcões etc. São seres simples, constituídos de uma célula só, portanto são unicelulares. Esta célula é resistente, possuindo uma parede celular protetora na maior parte das espécies. Logo abaixo da parede celular, encontra-se a membrana plasmática, que separa o conteúdo da célula do meio exterior.

   As bactérias possuem diversos formatos como bastões (bacilos), bolas (cocos), saca-rolhas (espirilos), etc. Reproduzem-se muito rápido por uma divisão simples (fissão binária) que pode acontecer, dependendo do tipo de bactéria, a cada 20 minutos.

   As bactérias não possuem núcleo: seu material genético não está tão organizado como nos seres eucariotos (células que apresentam núcleo com envoltório – carioteca). Além disso, elas não possuem organelas, ou seja, elas não têm compartimentos internos diferenciados realizando funções diferentes. Mesmo simples assim, elas são capazes de ocupar todos os ambientes da Terra!

   A maioria das bactérias não causa doenças nos seres humanos. Somente um pequeno grupo de bactérias é responsável por doenças, como a hanseníase (outrora chamada de lepra), a pneumonia, o tifo, a peste bubônica, alguns tipos de tuberculose, alguns tipos de diarréia, o cólera etc. No entanto, este pequeno grupo é composto por centenas de espécies e outras dezenas de variedades dentro de cada espécie. Então é possível ter uma ideia da variedade e quantidade de espécies destes seres existentes sobre a Terra.

   As bactérias só podem ser vistas com o auxílio de um microscópio, que é capaz de aumentar as imagens centenas ou milhares de vezes. No entanto, sem o microscópio é possível ver as colônias, estruturas formadas por milhares delas.

   Algumas bactérias podem também fazer fotossíntese, respirar oxigênio ou mesmo sobreviver sem ele. Muitas vivem em grandes profundidades (mais de 2000 metros) e respiram um gás (sulfeto de hidrogênio - H2S) que é mortal para os seres humanos.   


 
 
Aventura na Web criada por Cibele Mi com