Aleitamento Materno: Preparando para o Futuro

CONCLUSÃO

 
 

Conclusão

A prática da amamentação é fortemente influenciada pelo meio onde está inserida a nutriz. Para uma amamentação bem-sucedida, a mãe necessita de constante incentivo esuporte não só dos profissionais de saúde, mas da sua família e da comunidade. Não basta que ela opte pelo aleitamento materno. Ela deve estar inserida em umambiente que a apóie na sua opção. A opinião e o incentivo das pessoas que cercam a mãe, sobretudo os maridos/companheiros, as avós da criança e outras pessoas significativas para a mãe são de extrema importância.

Sendo assim, cabe a cada dupla mãe/bebê e sua família a decisão de manter a amamentação, atéque a criança a abandone espontaneamente, ou interrompê-la em um determinado momento. Muitos são os fatores envolvidos nessa decisão: circunstanciais, sociais, econômicos e culturais. Cabe ao profissional de saúde ouvir a mãe eajudá-la a tomar uma decisão, pesando os prós e os contras. A decisão da mãe deve ser respeitada e apoiada.

 

Denize Viola

denizeviola@gmail.com

Brasil.Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de AtençãoBásica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentaçãocomplementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamentode Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 112 p.:il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 23)(em http://www.telessaudebrasil.org.br/lildbi/docsonline/8/1/118-CAB_23_Saude_da_Crianca_em_01_06_09.pdf)

 

http://www.leitematerno.org/

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleitamento

 

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=iza73mwpaII

 

http://www.youtube.com/watch?v=KZvI_utek6Y&feature=related

 

http://www.youtube.com/watch?v=dfFBIW-euRs&feature=related

  


 
 
Aventura na Web criada por Denize Viola com