Implementando um modelo de Controladoria

INTRODUÇÃO

 
 

 

Olá caros alunos!

 

Estamos chegando ao final de nosso curso de controladoria e depois de várias reflexões acerca de seus conceitos, objetivos e etrutura, chegou a hora de aplicar de forma prática esses conhecimentos construídos durante esse semestre.

Só para lembrar, vimos que existem entendimentos diferentes do que seja a Controladoria. Alguns a entendem como sendo o conjunto de procedimentos do plano orçamentário, com ênfase no controle entre o real e o orçado. Há quem a entenda como um órgão de assessoria da diretoria da empresa, gerando relatórios gerenciais a partir da contabilidade. E outros como controle interno, auditoria interna e normatização de procedimentos administrativos.

Mas, o nosso entendimento é que a Controladoria é o órgão administrativo responsável pela gestão econômica da empresa, com o objetivo de levá-la à maior eficácia, caracterizado por ser um órgão de apoio, e não de assessoria, com papel ativo, responsável por assegurar a obtenção do resultado planejado. Portanto, é sua função apoiar todos os gestores empresariais, em todas as etapas do processo de gestão (planejamento, execução e controle).

 Vamos lá!

 


 
 
Aventura na Web criada por Neilton Soares dos Santos com