MISTURAS Homogêneas e Heterogêneas
 
CENÁRIO

         MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS

            Antes de definirmos as misturas, é preciso saber o que são substâncias:
          Substância pura é a substância (ou composto) formada exclusivamente por partículas (moléculas ou aglomerados) quimicamente iguais. 

          É muito difícil encontrarmos substâncias puras na natureza. Em geral, elas são produzidas em laboratório, por processos de fracionamento de misturas ou métodos de purificação. Qualquer fração dessas substâncias apresenta a mesma característica que as demais, sempre igual a da própria substância. 

          Misturas, como sabemos, são constituídas por mais de uma substância. O ar atmosférico, a água do mar, e até água mineral são misturas. Em nosso dia a dia lidamos muito mais com misturas do que com substâncias puras, mesmo que nem saibamos que algumas o são.
          Para entendermos melhor essa questão, é importante conhecermos o conceito de fase, bastante simples e intuitivo. Quando olhamos para uma amostra e conseguimos detectar uma porção uniforme, com características iguais em toda sua extensão, detectamos uma fase, ou seja, fases são as diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação, que constituem um sistema heterogêneo.

          Pense em um copo contendo água do mar. Embora saibamos que se trata de uma mistura, não percebemos qualquer diferença na amostra, ou seja, ela possui apenas uma fase.
          Pense agora em um copo contendo água e óleo. Você sabe que eles não se misturam e facilmente identificamos uma porção com água e uma com óleo. Esse sistema (amostra) possui duas fases. Importante: Fases não estão ligadas ao estado físico. Você pode, como no exemplo da água e óleo, ter duas fases líquidas no mesmo sistema.

          Misturas homogêneas:

         São aquelas cujos componentes não conseguimos distinguir. Ela é perfeitamente uniforme, portanto monofásica ou unifásica. O ar atmosférico, a água do mar e a água mineral são exemplos de misturas homogêneas.


Água + sais minerais

          

          Misturas heterogêneas:

          São aquelas formadas por mais de uma fase, ou seja, são polifásicos, podendo ser bifásicos, trifásicos, etc.  Nelas conseguimos distinguir mais de um componente. Água e óleo, ar e poeira e uma pedra de granito, são exemplos de misturas heterogêneas.

água + óleo

         
   
   
Aventura na Web criada por SILVANA RODRIGUES DE OLIVEIRA com