O saxofone
 
CENÁRIO

Ao contrário da maioria dos instrumentos populares hoje em dia, que para chegar ao seus formatos actuais foram evoluindo de instrumentos mais antigos, o saxofone foi um instrumento inventado. O pai do saxofone foi o belga Antonie Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax. Filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax foi morar para Paris aos 25 anos, e começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a idéia de criar o saxofone. Não se sabe a data exacta da criação do instrumento. A patente foi obtida por Sax em 28 de junho de 1846.

Embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.

Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, o saxofone logo foi adoptado por muitos músicos. O saxofone tem a capacidade de ter o poder de execução de instrumentos como o clarinete, ao mesmo tempo que tem uma potência sonora quase tão grande quanto dos instrumentos da familia dos metais, como a trompa, por exemplo. Além disso seu timbre é um dos que mais se assemelham ao da voz humana.

   
   
Aventura na Web criada por Joaquim Jorge Morais Abraços com